segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Contos para Pensar (Jorge Bucay)

De algumas linhas a algumas páginas, pequenos episódios com uma grande mensagem e um caminho que propicia à reflexão. São estes os pontos essenciais destes Contos para Pensar. Do terno ao perturbador, do alegre ao nostálgico, histórias contadas em diferentes registos e acompanhadas por ilustrações que, na sua simplicidade, completam a mensagem do texto, são a essência desta leitura rápida e cativante.
É a componente espiritual e/ou introspectiva de cada episódio o fio de ligação entre as diferentes histórias deste livro. Mensagens de diferença, de amor, de persistência - algumas apresentadas de forma mais pessoal, algumas inclusive algo perturbadoras - surgem de cada conto sem que para isso sejam necessárias grandes dissertações sobre o assunto. As histórias são simples, contadas sem floreados, escritas de forma directa e centrada no essencial. O mesmo acontece com as ilustrações que acompanham alguns dos contos: simples, directas. E, curiosamente, é esta aplicação do básico aos grandes temas - sem elaborações, sem dissertações, sem a necessidade imperiosa de uma "conversão" - que faz com que cada conto resulte tão bem. São, como o título indica, contos para pensar. O essencial é apresentado. O resto fica para a mente do leitor.
Sendo histórias que apelam fundamentalmente a um lado mais emotivo ou à reflexão pessoal, é provável que este livro tenha um impacto bastante diferente em cada leitor que o percorra. Não há grande dedicação a artifícios ou técnicas literárias: importa mais o conteúdo. Parece, portanto, que a grande marca deste livro é a emotividade e será aos leitores mais interessados neste aspecto que este livro mais agradará. No que me diz respeito, valeu a pena percorrer as histórias deste livro leve, mas cheio de sentimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário