sábado, 4 de junho de 2011

As Mentiras de Locke Lamora (Scott Lynch)

Dizem que o Espinho de Camorr só rouba aos ricos, que é um homem invencível, que tem capacidades inexplicáveis. Mas não é bem assim. Na verdade, detrás do mito esconde-se Locke Lamora, de constituição franzina, lutador menos que mediano... mas com uma mente capaz de idealizar os mais intrincados esquemas. O problema é que, em plena concretização de um plano capaz de conquistar aos Cavalheiros Bastardos uma fortuna considerável, há uma figura que surge e os poderes que controla irão modificar a tranquilidade de Camorr e os planos de acção dos Cavalheiros Bastardos.
Algo que chama a atenção desde as primeiras páginas do livro é o sentido de humor do autor. Aplicado nos momentos certos, com ideias simplesmente deliciosas, este é um dos primeiros aspectos a tornar cativante esta leitura. Mas, evidentemente, não é o único. Desde a construção do cenário, às invulgares regras de Camorr, a toda a hierarquia estabelecida para as Pessoas Certas, o autor constrói todo um mundo de cenários cativantes e com um sistema fascinante. Além disso, a forma como o inesperado se intromete no caminho dos "heróis" desta narrativa (se heróis se lhes pode chamar) cria para com eles um nível de empatia que cresce à medida que as dificuldades se agravam e que permite que o final tenha um impacto ainda maior devido à "preocupação" que se desenvolveu para com cada personagem.
Ao recuar no tempo consoante as necessidades da narrativa, há também todo um mistério que é criado em volta de Locke e de como se veio a tornar na figura actual. E, se estas oscilações temporais exigem um pouco mais de concentração numa fase mais inicial dos acontecimentos, cedo se tornam um novo foco de interesse já que há elos claros (ainda que nem todos sejam explicados neste livro) entre os factos do passado e as acções do presente.
Por último, e como não podia deixar de ser, falta falar de Locke Lamora. Cativante desde o princípio, apela, apesar da sua ocupação questionável, a uma empatia que vai ganhando intensidade à medida que as dificuldades se erguem mais altas e insuperáveis. De temperamento invulgar e com um sentido de humor no mínimo curioso, Locke esconde muito mais do que se imaginaria a princípio e são esses valores que, a pouco e pouco se tornam evidentes, que tornam este protagonista fascinante de uma forma tão especial.
Com uma história intensa, um ambiente magnificamente construído e momentos que podem ir de um humor delicioso a uma grande força emotiva, este é um livro que tem tudo para agradar. Fica, por isso, a recomendação sem reservas desta leitura e a curiosidade em saber que futuras aventuras esperam pelo estranhamente cativante Locke Lamora.

Sem comentários:

Enviar um comentário