sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Heróico Major Fangueira Fagundes (Luís Novais)

Ano dois mil e tal. Ocidental Praia. O major Fangueira Fagundes, com uma pequena força militar, toma posse dos Paços do município de Cidade Grande. O objectivo é "repor a justiça". Mas o que começa como uma pequena revolta, motivada por nada mais que a necessidade de agir em benefício de alguém e a vontade de estar à altura de um ilustre antepassado, cedo se transforma em revolução. Porque há toda uma teia de interesses em Cidade Grande, e as verdadeiras mudanças (se verdadeiras mudanças existem) dão-se na sombra.
É de uma certa estranheza a primeira impressão deixada desta leitura, em parte por um estilo muito próprio de escrita, mas também devido à multiplicidade de personagens que se cruzam e que, inicialmente, não parecem propriamente estar relacionadas. Isto muda, contudo, e a partir do momento em que se torna claro o elo que une não só a história passada e presente do protagonista, mas principalmente as múltiplas vidas cruzadas na história (e nas intrigas) de Cidade Grande, surge na leitura uma nova envolvência, potenciada também pelas semelhanças que existem entre este país imaginário e a realidade.
Há, na verdade, uma visão completa e apurada do sistema por detrás deste livro, uma grande reflexão sobre as regras e aqueles a quem estas beneficiam. Isto reflecte-se na própria revolução do major (que acaba por ser manipulada por motivos bens diferentes dos iniciais), nas oscilações que esta provoca no poder político (onde as coisas parecem mudar, mas, em conteúdo, tudo permanece igual) e na visão de uma massa mais fraca que é sempre, inevitavelmente, quem acaba por sofrer as consequências.
Com uma visão dura e realista do (seu) mundo, um estilo de escrita muito próprio e algo de marcante e surpreendente em cada um dos intervenientes desta narrativa, este é um livro que, passada a inicial impressão de estranheza, conquista facilmente um lugar na memória do leitor. Actual, interessante e com o equilíbrio perfeito entre seriedade e humor, um livro que vale a pena descobrir.

1 comentário:

  1. Olá Carla,

    Maravilhas da internet e o autor descobre o teu comentário, que agradece.
    Não me compete comentar a minha escrita, mas fiquei contente por perceber a forma como agarraste a história.
    Com este livro senti que voltei a encontrar as minhas utopias; respostas aos personagens que criei nos anteriores e que eu tinha deixado suspensos. Foi também um desafio, escrever sobre esse país onde fica Cidade Grande e a que chamei Ocidental Praia, ainda não o tinha feito.

    Um beijinho e parabéns pelo teu blog

    Luís Novais

    ResponderEliminar