segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ler para Vencer (Kevin Duncan)

Wikinomics, A Vaca Púrpura, Freakonomics e muitos, muitos outros títulos dedicados à gestão e liderança são condensados neste Ler para Vencer. O objectivo é retirar o essencial de cada um dos vários livros, dando uma visão global dos diferentes sistemas e pontos de vista, permitindo ao leitor reter o essencial de cada um deles e escolher qual (ou quais) dos livros responderão da melhor forma às suas necessidades.
A gestão não é propriamente a minha área de domínio. Ainda assim, há vários conceitos que podem ser aplicados a áreas externas à gestão empresarial e é também para esses conceitos que este livro aponta. Centrado uma área que me era quase desconhecida, este livro permitiu-me assimilar conceitos básicos, ao mesmo tempo que proporciona uma vasta lista de referências no que toca aos principais elementos relevantes na área da gestão.
Não é um livro particularmente elaborado e dificilmente apresentará alguma coisa de novo a quem já estiver familiarizado com as bases elementares. Não me parece que seja esse o objectivo. Mas para assimilar os conceitos mais simples, para definir que tipo de livros responderiam às perguntas de um leitor que não soubesse por onde começar (como seria, certamente, o meu caso) e até para, através dos pontos de vista mais contraditórios, conhecer as possíveis divergências entre os diferentes peritos da área, então esta é uma boa leitura para começar a conhecer o tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário