quarta-feira, 13 de outubro de 2010

História Política do Diabo (Daniel Defoe)

De quem é, afinal, o diabo, de que formas é usado o seu nome, dos seus objectivos de espalhar pelo mundo as mais rebuscadas malfeitorias e de que barreiras o prendem, afinal, na sua capacidade de fazer o mal. Estes são apenas alguns elementos apresentados neste livro que, desde a criação do homem e através dos tempos, pretende traçar o percurso e a natureza do diabo e, em consequência, dos que o servem e dos que tem como alvo.
Denso e bastante elaborado, mas firme no que toca ao conhecimento - e a certos pontos de vista - do autor, este é um livro que, não sendo de leitura fácil, transmite um retrato bastante completo da figura que tem como tema central. O autor demora-se em explicações e reflexões, recorrendo a fontes tão diversas como as lendas populares, a Bíblia, as histórias contadas pelos seus conhecimentos sociais e o ferozmente criticado Paraíso perdido de Milton. Na verdade, no que a Milton diz respeito, o autor não se coíbe de criticar com ferocidade, apontando erros e contradições.
A impressão geral que fica, portanto, deste livro é a de um retrato bastante completo e detalhado do diabo, ao qual se acrescentam alguns episódios caricatos vividos pelo autor, bem como as suas fortes convicções no que toca aos planos estratégicos do diabo com o objectivo da dominação das almas. Interessante, curioso e, nalguns aspectos, muito actual, um livro que exige uma certa persistência para assimilar o estilo próprio do autor, mas que compensa amplamente o esforço.

Sem comentários:

Enviar um comentário