quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reis que Amaram como Rainhas (Fernando Bruquetas de Castro)

Desde as antigas lendas e através do tempo até bem perto da actualidade, um percurso da homossexualidade através da história, e da sua presença entre os importantes e poderosos. Tanto nas alturas em que o preconceito não existia como nos tempos em que tais relações eram consideradas crimes de morte, personalidades houve entre as figuras reinantes e as grandes famílias cujas relações homossexuais são conhecidas, ainda que, por vezes, esta parte da História acabe por ser ignorada e, por isso, relativamente desconhecida.
Após uma breve introdução às formas como o preconceito relativo à homossexualidade foi sendo abordado ao longo da história, o autor apresenta para cada personalidade uma explicação global - ainda que, nalguns casos, bastante breve - da sua vida e, principalmente, das suas relações, bem como das consequências que daí vieram. E, ainda que seja possível ficar com uma visão bastante clara do que terá sido cada forma de vida e a imagem que cada um dos referidos neste livro teria aos olhos da gente da época, o que de mais interessante fica desta leitura é mesmo a imagem global de como se alterou ao longo dos tempos o preconceito para com a homossexualidade, sendo particularmente marcado nos momentos de maior poder da Inquisição, quando até alguns dos poderosos se viram perante consequências desagradáveis.
Interessante, bastante completo no que respeita ao tema, e com uma linguagem bastante acessível, um livro que desperta bastante curiosidade relativamente à vida de várias personagens históricas, mas que também revela aspectos menos conhecidos das suas vidas.

1 comentário:

  1. É a segunda opinião que leio deste livro e tal como a primeira esta é positiva!!

    =D

    ResponderEliminar