domingo, 15 de agosto de 2010

Beijo Gelado (Richelle Mead)

A vida não é fácil para Rose Hathaway. Depois de um inesperado ataque dos Strigoi no dia em que deveria ser avaliada, a segurança é reforçada em volta dos alunos da Academia e, como se não bastassem os seus problemas pessoais, uma das guardiãs que invadem a sua rotina é... a sua mãe. Assim, entre ameaças de que mal começa a vislumbrar o verdadeiro potencial, Rose terá de lidar com uma vida familiar atribulada, bem como com a sua própria situação emocional, entre os sentimentos que tem por Dimitri e a necessidade de os esquecer.
Depois de um primeiro volume bastante envolvente e promissor, a série Academia de Vampiros continua com mais uma história envolvente, ainda que, de certa forma, mais pessoal e mais centrada no lado privado das aventuras de Rose Hathaway. Não que falte acção e mistério. Estes elementos estão bem presentes, principalmente nos capítulos iniciais, para depois haver uma espécie de pausa (onde as tais relações e revelações são desenvolvidas) que abre portas para uma série de situações intensas e um final bastante marcante.
Talvez porque Lissa não se encontra tão directamente ameaçada como no primeiro volume da série, é mais fácil neste livro conhecer completamente a personalidade de Rose, e as suas oscilações. A jovem dhampir está ainda em crescimento e, como tal, as suas acções têm, por vezes, falhas. Apesar de ser uma personagem bastante segura e forte, tem também as suas indecisões e isto é particularmente nas suas relações com Mason e até Adrian, funcionando como uma espécie de escape emocional para o que não pode conquistar. Também as suas características já conhecidas (rebelião, tendência para agir por impulso) acabam por ter um papel fundamental neste livro, onde a libertação da sua fúria acaba por estar na origem de grandes acontecimentos.
Ainda uma nota para dois novos intervenientes introduzidos neste volume: Tasha, com a história do seu passado e as marcas que ficaram, e Adrian, com as suas capacidades incompreendidas e o carisma quase inexplicável. Estes dois elementos surgem como um novo foco de interesse no enredo e parecem prometer novas revelações no progresso da série (principalmente Adrian).
Mais centrado no crescimento de Rose, mas sem descurar a acção e o desenvolvimento de um sistema bastante interessante, Beijo Gelado é uma continuação agradável e envolvente para a história iniciada em Academia de Vampiros. Fico atentamente à espera do próximo volume.

1 comentário: