domingo, 20 de junho de 2010

Novidade Planeta

Ángeles Caso, autora de Contra o Vento, lançado sob o pseudónimo de Virgínia Évora, quem sabe uma mistura eclética entre Cesária Évora e Virgínia Woolf, inspirou-se na ama da sua filha, São, uma cabo-verdiana que emigra primeiro para Portugal e daqui para Espanha, para escrever a obra vencedora do Prémio Planeta 2009.

Baseada nesta e em muitas outras mulheres emigrantes, o livro trata da luta de todas elas contra o vento da miséria, dos maus-tratos, da inexistência de oportunidades profissionais e dos sonhos frustrados.
Comovente e ao mesmo tempo repleto de esperança, Contra o Vento, que segundo a autora dá voz às heroínas do século XXI, as mulheres emigrantes que chegam para “cuidar de nós, dos nossos filhos e dos nossos velhos”, é também um romance sobre a amizade feminina, sobre a força da solidariedade e o poder da música e da dança enquanto forma para superar as dificuldades e a dureza da vida.
Sem esconder o compromisso assumido - primeiro com a literatura, depois com a sociedade, mas acima de tudo com as mulheres, Ángeles Caso confessa que há algo na vida das mulheres que a fascina: a valentia e um fortíssimo sentido de amizade.

São nasceu em Cabo Verde e depressa percebe que o seu sonho de vir a tornar-se médica nunca passará de uma mera ilusão. Com 14 anos é obrigada a deixar os estudos para trabalhar como ama na casa de uma família rica. Na esperança de uma vida melhor, com a ajuda de alguns amigos, a cabo-verdiana deixa o seu país natal e tenta uma vida melhor em Portugal. Aqui conhece Bigador, um emigrante angolano, por quem se apaixona, de quem engravida e de quem recebe maus-tratos ainda durante a gravidez.
Em Espanha a vida revela-se mais confortável mas angustia-a saber que o filho cresce longe do pai. É por esse motivo que decide voltar a Lisboa. Na verdade, Bigador dá-lhe

sinais de ter amadurecido e de querer envolver-se na educação do filho, André. E é então que sofre outro golpe: Bigador sequestra o filho e leva-o para Angola.

Implacável e determinada, ela não desiste do filho e, mais uma vez, são os amigos que estão a seu lado. Sem encontrar ajuda no sistema legal, São ruma Angola para reaver o filho e, finalmente, consegue alcançar o seu objectivo assim como consegue, de resto, a tão almejada paz.
Sobre Ángeles Caso

Ángeles Caso nasceu em Gijón, em 1959. É licenciada em História de Arte. Trabalhou em várias instituições culturais e meios de comunicação.
É autora de alguns dos romances mais lidos em Espanha, e considerada: «uma escritora magnífica. Uma grande romancista, com garra, e um importante sentido do que é o romance e a narração, escreve bem. Escrever não é pôr-se a contar coisas. Ela não se põe a contar coisas. Cria um mundo.» (Ana Maria Matute)

Da sua obra destaca-se: Elisabeth emperatriz de Áustria-Hungría o el hada maldita, a história de uma grande mulher que desafiou o seu tempo, El peso de las sombras (finalista do Premio Planeta 1994), uma magistral narrativa de amor e frustrações, El mundo visto desde el cielo, uma parábola sobre o amor e a inspiração, El resto de la vida, romance em que são retratadas os problemas de identidade e a força do desejo, e Un largo silencio (Premio Fernando Lara 2000). Também escreveu as biografias Elisabeth emperatriz de Áustria-Hungría: álbum privado e Giuseppe Verdi, la intensa vida de un génio, e o ensaio Las Olvidadas, Una Historia de mujeres creadoras. A sua obra completa-se com contos infantis, guiões de cinema e traduções.
Actualmente colabora nos diários La Vanguardia e Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário