quarta-feira, 9 de junho de 2010

Novidade Caminho

“Mesmo pretendendo contá-la como se fosse apenas uma estória, nada nos impede de a começar acompanhando a escolta militar que vai conduzir o coronel Bezerra de Oliveira através das ruas de Lisboa a caminho da forca do Rossio.”
Com este parágrafo começa A Morte do Ouvidor, o primeiro, e surpreendente, romance histórico de Germano Almeida. E termina com este outro:

“E assim espetada a última cabeça no poste mais alto, propositadamente escolhido para mostrar a todos o que tinha sobrado do temido coronel Bezerra de Oliveira, o ouvidor João Gomes Ferreira mais o seu séquito montam de novo os cavalos e trotam em direcção ao cemitério da vila da Praia. Vão devolver à cova a caveira do ouvidor João Vieira de Andrade, finalmente ele já pode gozar o eterno descanso.”
Entre estes dois parágrafos, uma forte história de violência, intriga e alta política como a entendia e executava, implacável e friamente, o Marquês de Pombal.
Após alguns anos de paragem na escrita, Germano Almeida reaparece com um romance histórico fortíssimo, capaz de surpreender a cativar todos os leitores. A Morte do Ouvidor, editado pela Caminho, estará nas livrarias na última semana de Junho e o seu autor estará em Portugal para apresentar o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário