sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Exército Perdido, de Valerio Massimo Manfredi: uma novidade Porto Editora, nas livrarias a 22 de Outubro

Valerio Massimo Manfredi estará em Portugal para a apresentação o seu novo livro, O Exército Perdido – Prémio Bancarella 2008. Dia 2 de Novembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e dia 4, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – pelas 17:30 e 18:30, respectivamente –, o escritor, arqueólogo e responsável de programas de televisão sobre a História Antiga dará a conhecer a obra que chega às livrarias a 22 de Outubro.
Sobre O Exército Perdido, podemos dizer que a vitória não é o único caminho para a glória. No ano 401 a.C., trinta anos de guerra entre Esparta e Atenas levaram a Grécia ao limite das suas forças. Nesse momento de profunda crise, Ciro, irmão do imperador persa Artaxerxes, decide reunir um enorme exército de mercenários gregos, que passará à História como o “Exército dos Dez Mil”. Ainda que tenha anunciado que o seu propósito era combater tribos rebeldes, o verdadeiro objectivo desta marcha de três mil quilómetros continua a ser um dos grandes enigmas da Antiguidade.
Depois da morte de Ciro numa batalha, os mercenários ficaram abandonados à sua sorte num território que lhes era hostil. Pouco depois, os chefes gregos seriam aniquilados numa emboscada. Xenofonte, um culto guerreiro ateniense, toma o comando da fracassada expedição e empreende o regresso à pátria. A seu lado, sempre, uma mulher: Abira, a jovem que tudo abandonou para o seguir.
O Exército Perdido narra a épica aventura dos Dez Mil e, simultaneamente, a história de um amor incondicional que nunca vacilou diante das maiores adversidades.

Valerio Massimo Manfredi (n.1943) é arqueólogo, investigador e topógrafo do Mundo Antigo.
Actualmente a leccionar na Universidade de Bolonha, tem publicado inúmeros artigos académicos e várias obras de ficção, de entre as quais se destaca a famosa trilogia sobre a vida de Alexandre, o Grande, cujos direitos foram vendidos para 38 países e que deu origem a um filme da Universal Pictures. A sua obra já vendeu mais de seis milhões de exemplares em todo o mundo. Com O Exército Perdido, Manfredi obteve o Prémio Bancarella 2008.

«São páginas que se lêem de um só fôlego até ao inesperado final. São personagens descritas de um modo magistral. Mas a mais atraente é Abira, a narradora. Por entre um ambiente de guerra, uma mulher apaixonada é capaz de intuir temas que para a razão masculina são incompreensíveis. Uma vez mais, Manfredi não despontará os seus muitos leitores.»
IL MESSAGERO

Sem comentários:

Enviar um comentário