segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Mecânica do Coração (Mathias Malzieu)

Na noite mais fria dos tempos, em Edimburgo, o pequeno Jack nasce com o coração congelado. Para lhe salvar a vida, Madeleine, a parteira, coloca-lhe um relógio sobre o coração, mas existem normas. Para que o seu relógio funcione correctamente, Jack deve evitar a cólera e, sobretudo, o amor. Tudo isso muda, contudo, quando os seus olhos encontram a pequena cantora, e a sua paixão leva-o numa longa viagem, em busca do seu grande amor.
Este pequeno livro, escrito de uma forma simples e imaginativa, funciona como uma história de encantar para adultos. Ao longo das páginas desta obra, acompanhamos Jack na sua busca e nas suas dúvidas, e a história é contada de uma forma tão terna e tão comovente, que damos por nós a desejar o tal final de conto de fadas. Por detrás desta história simples, contudo, há uma mensagem escondida, uma que nos fala de verdade e de amor, daquilo que alimenta a paixão e das mentiras que a destroçam.
Um pouco surreal, mas ao mesmo tempo um hino ao imaginário, A Mecânica do Coração é um conto com uma lição, mas também um pequeno mundo de fantasia. E com todas as suas personagens, nas suas relações de amizade, amor ou ódio para com Jack, este livro enternecedor é uma obra que nos fica na memória bem depois da última página.
Pena acabar tão depressa... porque é uma leitura belíssima.

Sem comentários:

Enviar um comentário