quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As Avis - As Grandes Rainhas que Partilharam o Trono de Portugal na Segunda Dinastia (Joana Bouza Serrano)

Intrigas. Conspirações. Guerras internas e jogos de corte. Casamentos de conveniência. Prisões. Peste. Mortes prematuras. E a eterna sucessão das casas reinantes. Tudo isto poderia ser paarte de um portentoso romance histórico... mas não é.
Neste livro, Joana Bouza Serrano traz-nos a história real e bem documentada das rainhas da Dinastia de Avis, mulheres muitas vezes ignoradas quando toca a recordar o suceder da história, mas nem por isso menores nos seus feitos. E este livro apresenta-nos as suas vidas, com todas as alegrias e desgostos das que foram grandes rainhas, mas principalmente grandes mulheres.
Desde o nascimento nas suas cortes de origem, às negociações protocolares e à viagem para Portugal, para conhecer um novo reino de diferentes costumes e linguagem. Depois, a maternidade, a capacidade para lidar com a educação dos seus filhos e de enfrentar o desgosto quando a morte sobre eles se abatiam.
Do nascimento à agonia, a autora deste livro apresenta-nos, num livro escrito de forma precisa e nada maçadora, a história de oito rainhas, as mais felizes e as mais infelizes. E, não sendo um livro de ficção, é um livro que, para os interessados pela história de Portugal, se torna fascinante pela clareza simples com que a autora nos relata momentos por vezes ternos, por vezes comoventes, de uma história que é, ao público comum, demasiado desconhecida.
Aprendi muito com este livro, uma obra que nos mostra o quão fascinante pode ser, por vezes, a realidade. E por isso recomendo a quem gosta de História ou simplesmente de ler biografias. Porque é isso que temos neste livro. Uma bela e clara biografia das grandes rainhas da segunda dinastia.
Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário