terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Última Metamorfose de Zeus (José Morais e Régine Kolinsky)

Este pequeno livro, simples, descontraído e divertido, é uma forma interessante de explicar, misturando a mitologia grega e afro-brasileira com as pequenas coisas da vida real, o mágico processo de aprendizagem da leitura. E tudo começa com uma história, quando Hermes, mensageiro dos deuses, revela a Zeus que, desde a criação dos livros, os homens passam muito do seu tempo mergulhados na estranha actividade da leitura. A curiosidade de Zeus aumenta ainda quando receba visita de Xangô, que, alfabetizado por um missionário, lhe fala dos prazeres da leitura. É então que o senhor do Olimpo decide chegar a um acordo com Prometeu para que este o ensine a ler.
Escrito de uma forma muito acessível, com capítulos pequenos e uma linguagem clara, este é um livro adequado para os mais jovens, que poderão assim descobrir, de uma forma divertida, as origens e as vantagens da leitura. Também os menos jovens, contudo, podem apreciar esta leitura descontraída e divertir-se com a ingenuidade do deus que aprende a ler com os ensinamentos de Zélia, uma criança tão inocente, mas tão sábia para a sua idade.
É uma leitura muito breve, com as suas 130 páginas, e uma história muito simples. Ainda assim, este é um livro que vale a pena. Leve e divertido, é daquelas obras que, ao virar da última página, nos deixa com um sorriso nos lábios.

Sem comentários:

Enviar um comentário