quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Segredo do Alquimista (Scott Mariani)

Benedict Hope é um homem perturbado pelo passado. Ex-militar, dedica a sua vida a salvar crianças raptadas. Os seus problemas, contudo, começam quando Fairfax, um milionário, o contrata para descobrir, com o alegado fim de salvar uma criança moribunda, um manuscrito medieval que oculta o segredo do elixir da longa vida. Ainda assim, Fairfax não é o único a desejar esse segredo e o resultado é um livro cheio de acção, surpresa e momentos imprevisíveis.
A fórmula deste livro é uma já bastante conhecida: tesouros medievais, enigmas ocultos e gente que está disposta a tudo para possuir um grande segredo. O que o torna, pois, uma boa leitura? Para começar, a escrita fluente, acessível e viciante que, capítulo atrás de capítulo mantém o leitor agarrado ao livro. Depois, as teorias e referências do conhecimento alquímico e da história medieval, explicados de uma forma tão simples, mas tão precisa, que é impossível o leitor não imaginar o que é descrito. Por último, a tremenda carga emocional do protagonista que, em busca de um objectivo para compensar o passado, não deixa de vislumbrar, ainda que isso não o detenha, que não existe, afinal, redenção.
Para quem procura um livro mais complexo, é provável que este não seja o livro ideal. Mas para quem aprecia este género de literatura, simples e envolvente, para esquecer o mundo em redor ao mesmo tempo que se entra na vida das personagens, este é, sem dúvida, um livro para devorar. Eu gostei muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário