terça-feira, 30 de junho de 2009

Contos Cruzados (Fernando-António Almeida)

Inicialmente, é provável que a capa deste livro possa parecer uma escolha duvidosa para ilustrar o seu conteúdo, uma vez que a época onde decorrem as histórias da primeira parte destes Contos Cruzados está bem distante do tempo dos cavaleiros e bastante mais próxima do nosso próprio tempo. Ainda assim, ao alcançar a segunda parte deste livro, a imagem da capa não deixa de nos vir à memória, como uma escolha plenamente adequada a esse novo registo.
A essência deste livro centra-se fundamentalmente na narração de fragmentos da vida real, pequenas histórias que, em poucas páginas, relatam os mais simples acontecimentos. E se na primeira parte os contos parecem deixar algo a desejar, como se algum desenvolvimento faltasse ao seu conteúdo, a segunda parte, através do recuo no tempo e da tomada de um registo quase lendário, adquire uma maior profundidade, bem como uma nova capacidade de cativar o leitor.
São, sem dúvida, um conjunto interessante, estes Contos Cruzados e, através da escrita simples mas envolvente do seu autor, existem diversos contos que chegam a ser memoráveis. É impossível, ainda assim, evitar a sensação de que, ao virar das últimas páginas, algo mais podia ser acrescentado ao conteúdo total do livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário